sábado, 18 de outubro de 2008

Dorinha

Mesmo que a Dorinha não fosse minha avó, com certeza eu a teria notado.
O Veríssimo já escreveu várias crônicas sobre uma Dorinha e foi aí que me veio a idéia de eternizar a minha vovó naná. Aliás, de vovó naná ela só tem o shape, o batom e a bolsinha pendurada no braço, porque de espírito ela tá mais pra destaque de escola de samba.
Dorinha tem aquela essência jovem que a gente quase não vê. Se fala muito dela, mas vivê-la é bem diferente.

Pra vocês terem uma idéia, Dorinha é a pessoa com a maior autoestima que eu conheço. Devia ser estudada pela NASA. Várias histórias resumem Dorinha.

Uma das minhas preferidas aconteceu quando ela precisou fazer uma carterinha da piscina do prédio em que ela mora. Sem titubear, ela deu uma foto quando ela tinha 16 anos! Ou seja, já que ela tem 85, não mudou quase nada! Minha mãe quase bateu nela porque ficou com vergonha do síndico. E ela nem aí, não viu o mínimo motivo pra isso.

Outra coisa que eu adoro é que ela se enxerga eternamente magra. Hoje ela é uma pêrinha, mas na juventude ela foi bem magrinha, modelo. Mas ela já é pêra há pelo menos uns 50 anos. Mesmo assim, quando ela entra no elevador e se depara com uma pessoa gorda (porém bem mais magra do que ela), ela solta um gritinho agudo "hiiiiii" no pé do seu ouvido, tipo pra mostrar a gordinha e insinuar que o elevador vai pro poço. E ela acha isso a coisa mais natural do mundo! Light.

Uma mania também espetacular dela é achar que todo artista que tem o mesmo sobrenome é parente. Tipo: Regina Duarte é filha de Lima Duarte; Suzana Vieira é irmã de Ângela Vieira... e por aí vai. Você pode dizer mil vezes que essas pessoas não são parentes, mas ela acha que há uma ligação genealógica-cósmica desconhecida. E tem certeza disso!

Pra finalizar, um vício que eu amo: não falar o fim de alguns nomes. Por exemplo: a cantora Gretchen, é Gretz. Lilás é lilá. Restaurante é restaurã. Muito bom.

Ah, e pra não dizer que a Dorinha não xinga, se ela tropeçar por exemplo, ela usa um termo que não é "porra" nem "poxa", é "PÔTA"! Adoro PÔTA.

Pretendo falar muito ainda da Dorinha. Do jeito que ela vai, tem mais 80 anos pela frente. Colesterol e triglicerídeos melhores do que os meus aos 15 anos!

Bjks
Fernanda






Nenhum comentário: